sábado, 10 de fevereiro de 2007

0x0 sem graça

Sono. Foi o que muitos sentiram no momento em que Pinga jogou a bola para a lateral. Menos o Haroldo de Souza, que se empolgou com o nome do atleta e começou a cantarolar a música "aqui em casa tem goteira, pinga ni mim, pinga ni mim". Aí quem estava ouvindo a Guaíba deu uma gargalhada, pra espantar o sono.

Eu não ouvi o primeiro tempo, culpa do meu compromisso, mas o que se ouviu pelo segundo tempo foi que Wellington Monteiro parece que vai ser o novo Mineiro. O nome é parecido: Mineiro... Monteiro... dá pra fazer uma boa rima com isso aí. Fora ele, nenhuma grande atuação, com exceção do Élder Granja e da defesa em geral que, ao contrário do que todos pensavam, inspirou confiança. Não foi no 2º tempo, mas o Ediglê, quem diria, fez um gol anulado.

Não dá pra tirar conclusões do Inter, já que ele não tinha Ceará, Fernandão, Alexandre Pato, Luiz Adriano e Índio, jogadores importantíssimos. Mas mesmo assim, os jogadores do Guarany de Bagé fizeram o jogo da vida deles, como se fosse para nós o Inter x Barcelona. Todos vão fazer o jogo da vida contra o Inter, e é isso o que me preoculpa, não o elenco e o time do Inter, que são muito bons. Só faltaria um lateral esquerdo pra ser titular. Hidalgo e Rubens Cardoso são bons reservas.

É isso. Agora é esperar a próxima rodada, em Passo Fundo. Abelão disse que vai pensar entre titulares e reservas. Eu colocaria os reservas, não o que estava atuando, mas o "banco" dos titulares. Renan, Rubens Cardoso, Perdigão, Léo, etc. Por quê? O que você escolhe: Gauchão ou Libertadores?

Eu escolho Libertadores.

É hoje!

É hoje a estréia do time Campeãop do Mundo no Gauchão! Estou meio apressado, tenho um compromisso e não posso falar muito. Mas a provável escalação vai ser:

Clemer

Élder Granja
Ediglê
Rafael Santos
Hidalgo

Edinho
Wellington Monteiro
Adriano Gabiru
Alex

Iarley
Michel (Wellington)


Não é exatamente o time campeão no Japão, sem Ceará, Índio, Alexandre Pato e Luiz Adriano (poupados ou contudidos), e sem Fabiano Eller, que foi para o Atlético de Madrid. Confira os relacionados para a partida:


Clemer

Elder Granja
Ediglê
Rafael Santos
Hidalgo
Edinho
Wellington Monteiro
Adriano
Alex
Michel
Iarley
Léo
Mossoró
Maycon
Perdigão
Pinga
Renan
Rubens Cardoso
Wellington
Wilson

sexta-feira, 9 de fevereiro de 2007

Texto pré-Libertadores - Agora é Guerra!

16 de fevereiro de 2006. Em meio à ansiedade do torcedor colorado pela estréia na Libertadores, Fernando Carvalho dispara, para a América inteira ouvir: "Agora é Guerra". Exatamente seis meses depois, esta mesma América que ouviu a célebre frase, estava se rendendo à paixão colorada. Quatro meses e um dia depois, era a vez do Mundo se render à nossa Guerra. Se rendeu ao nosso amor, se rendeu à paixão colorada.

E é com essa paixão, torcedor colorado, que você deve gritar no Beira Rio, mesmo que ele se cale: 'VAMO VAMO INTER', durante essa Libertadores. Afinal, ainda é guerra. A nossa paixão, a nossa voz nunca se acaba. Temos um jeito diferente de ser, o jeito colorado de viver, de ver e interpretar as coisas. Deixamos de fazer diversas coisas pelo Inter. Isso é amor, torcedor colorado. Nós todos estamos apaixonados por uma causa única, chama Sport Club Internacional. Então, por este amor, grite apaixonadamente no Beira Rio durante as batalhas da Libertadores. Porque não são com armas que se ganha essa guerra, e sim com amor. Amor que nós temos de sobra. Amor à camisa. Amor rubro, que deve ser expresso pela tua voz. Mesmo entre 60 mil irmãos ou até mesmo sozinho no estádio, grite. Grite até que não haja mais voz. Tua voz sedutora, que vai novamente seduzir esta deusa chamada América. Ela é tua, torcedor colorado. Defenda-a com as mesmas garras e dentes que a conquistou.

Você tem ciúme dela. Todos olham para ela expressando a inveja que têm de ti. Grite para espantá-los, pois ela é tua. Mas só depende de ti renovar o namoro com ela. Lembre-se como foi difícil conquistá-la, quantas noites de sono você não perdeu, inclusive a que você comemorou a conquista. Lembre-se da angústia, do tempo que não passava. Lembra de todas as dificuldades que nós passamos juntos para conquistar a América. Como foi difícil, não é? Mas conseguimos. Agora, lembre dos gols de Rafael Sóbis, de Alex, de Fernandão, de Rentería, de Tinga. Dos carrinhos e divididas de Bolívar, Fabiano Eller, Edinho, Índio, Fabinho. Lembre das defesas impossíveis de Clemer. Lembre da ansiedade que durou um mês, esperando por um jogo que parecia não querer acontecer. Um jogo, que para nós, valia muito mais que uma Copa do Mundo. Lembre das dificuldades. Das lágrimas que foram ou não derramadas, mas que estavam ali, prontas para serem choradas. Lágrimas de amor, torcedor colorado.

Lembre do dia seguinte, as bancas de revistas empanturradas de jornais vermelhos, em todos escritos "A América é Vermelha", "Inter conquista a Libertadores", "Haja Coração!". Lembra do teu orgulho. Orgulho que você sentiu ao presenciar esta cena, pensando que valeu a pena esperar tanto tempo. Valeu a pena acreditar tanto tempo. Ali estava a recompensa. Lembre do Fernandão levantando a Taça. Lembre da sua comemoração, no Beira Rio, em um bar, na sua casa, no seu quarto. Misturado à uma massa, dentro de um grupo, sozinho. Lembra da felicidade suprema que foi aquele momento.

Lembrou? Agora, puxe o ar. Pegue bastante fôlego. E grite, para a América ouvir:

AGORA É GUERRA.

Adriano Gabiru: 2007 é o teu ano

O jogador mais criticado ao longo do ano de 2006, o meu conterrâneo Adriano tem tudo para ter um 2007 perfeito. Ele com o gol do título conseguiu moral, coisa que era impossível de se ter com tantas vaias. Quando ele chegou, contra o Pumas e Maracaibo, ele jogou muito bem. Inclusive quando eu estava assistindo o filme "Soy Loco por ti America", feito pelo Louis e disponível no Blog Vermelho (veja em links) eu me deparo com o comentário do narrador da Fox Sports dizendo que o Adriano é muito bom jogador e mais algumas coisas. Mas à medida que o tempo passava, as vaias aumentavam e o Adriano ficava cada vez pior. Quase que ele sai do Inter. Ainda bem que não saiu.

Esse ano tem tudo pra ser dele. Terminou 2006 em lua de mel com a torcida por causa do tão sonhado gol. Eu sou de Maceió, e assisti o jogo contra o Al Ahly com o irmão dele ao meu lado. Na entrevista à televisão local, ele disse que o seu sonho, junto com o do Adriano, era que ele fizesse o gol do título. Eu, que confesso, critiquei muito o Adriano, fiquei pasmo. Dava pra ver nos olhos dele a sinceridade, como se fosse uma promessa, uma profecia, que ele iria fazer o título. Dito e feito.

Nas conversas com o irmão dele, antes da entrevista, claro que eu não ia falar "Seu irmão é muito ruim!", e coisas do tipo. Então me pus no lugar dele, do Adriano. Pô, ser o mais vaiado e fazer o gol do título seria ótimo! Pra mim, qualquer um poderia fazer o gol do título, desde que viesse o título tava tudo bem. Quem não ficou com um sentimento estranho quando ele entrou no lugar do Fernandão? Eu de primeira resmunguei, mas virei, e mesmo não utilizando o vocabulário nordestino, disse ao meu pai: "Ele vai meter uma bucha".

Agora, se ponham no lugar dele hoje. Super-motivado, de bem com a vida e com a torcida. Fez até luzes vermelhas no cabelo. Titular e arrebentando nos treinos. Lembrando os ótimos velhos tempos de Atlético/PR. Perdão. Nada, nem Atlético/PR nem Olympique de Marselha pode ser melhor do que ele vive hoje no Inter. Nada vai poder ser melhor que 2007.

Gabiru: te prepara! 2007 é o ano da tua vida, faça ele valer a pena, que a torcida retribuirá! Confiamos em ti!

Inter = Bétis da Ponte Preta?

Bem, pra quem conhece essa brincadeira do Bétis, pule para o segundo parágrafo. Pra quem não conhece, saiba que ela se originou na comunidade do Inter no orkut, baseada que o Bétis comprou o Rafael Sóbis e Jorge Wagner, e ia comprar o Ceará e/ou Élder Granja, então até hoje se brinca que o tufo de grama a menos do Beira Rio vai pro Bétis, que o Bétis quer comprar tudo do Inter.

Mas por que o Inter seria o Bétis da Ponte Preta? Simples. Trouxe o zagueiro Rafael Santos ano passado, que trabalhou com o Abel em 2004. Trouxe esse ano o Jean, que também trabalhou com o Abel Braga em 2004. E agora, segundo o próprio Abel, o Inter está especulando o Roberto. Não precisa nem falar o resto.

Mas, mesmo com tantas contratações vindas da Ponte, eu confio no Abel. Você também deve confiar. Afinal, ele trouxe o autor do gol que valeu o Mundo. Não só trouxe, mas como insistiu nele para a temporada, levando-o ao Japão para se consagrar. E foi o Abel também que armou o esquema para vencer o Barça, e o esquema que deu show no Morumbi deixando todo o país de queixo caído.

Menos nós.

RBK - Muito marketing, pouca qualidade

O que se nota quando damos uma passadinha na comunidade do Inter no orkut é que pelo menos um tópico na primeira página é reclamando dos materiais da RBK. Por isso foi criado um tópico para um abaixo-assinado contra a RBK. Abaixo o link do tópico.

A Reebok, ou RBK , chegou com tudo no Inter. Mas desde o começo haviam reclamações. Diziam que era apenas por causa do primeiro lote. E ao longo do ano os problemas iam se repetindo, ofuscados pelos bons resultados da equipe. Era só falar mal de algo que já seria tido como "corneteiro" e afins. Mas agora nas férias o que aconteceu? Sem muitos jogos importantes para desviar nossa atenção, vimos que não éramos só "eu", ou só "você" que tinham problemas com as camisas da RBK. Eram a grande maioria.

Eu mesmo não tenho problema, até porque eu perdi metade do número da Topper de 2005 e desde então dei uma bronca na minha empregada, que era pra lavar o número com carinho, não esfregando ou na máquina. Resultado: nenhum número jamais descolou. Ou foi muita sorte minha.

Mas voltando ao assunto, muitos colorados têm o mesmo cuidado que eu com as camisas, mas obtiveram resultados diferentes. Os números descolados, rasgados, assim como os patrocínios. TUDO menos o quê? Adivinha. O logo da Rbk continuou intacto em todas as camisas. Coincidência?

A Rbk trouxe muitos privilégios para o Inter. Era quase unaminidade a preferência de colorados quanto à uma marca maior, internacional. Chegou com um show de marketing na noite de apresentação do uniforme pra temporada. Apresentou o site Torcida Rbk. Os dados do clube num bilhetinho nas camisetas (desculpem-me, pois esqueci o nome daquilo), a sua logomarca no Beira Rio, na InterSport (lógico), nas placas de publicidade, no campo de treinamento... sem falar do site VIPCOMM, que dá fotos de graça à todos desde que coloquem os créditos.

Nota, no mínimo, 8 (para os olhares críticos) em marketing. Eu daria 9,5 ou 10. Mas o que mais revolta aos colorados é o fato que só a NOSSA camisa, dos times patrocinados pela Rbk, têm os números e patrocínios colados na camisa. As camisas de Vasco e São Paulo vêm com o número impresso. Por que a nossa não? É essa resposta que os colorados querem saber com o tópico do abaixo-assinado, esse aqui:
http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=29755&tid=2514748290052758398

quinta-feira, 8 de fevereiro de 2007

Mais contusões

Índio e Michel sentiram e podem desfalcar o Inter contra o Guarany. Dores na coxa direita e entorse no tornozelo, respectivamente. É preocupante, principalmente o Índio. Se ele já é o que salva a defesa, o ponto de equilíbrio, imagina a defesa sem ele, com os até agora contestados Rafael Santos e Ediglê, juntos? Sorte que foi bem antes da Libertadores, porque uma coisa é enfrentar o Guarany de Bagé e outra é enfrentar o Nacional, Vélez e Emelec (bem, não podemos subestimar nossos adversários né? hehehehe).

Substitutos imediatos, pelo Abel: Ediglê e Wellington. Mas eu prefiriria o Léo e o Gum, que já está entrosado com o R. Santos.

Christian fora da primeira fase?

Bem, segundo os noticiários esportivos, Christian pode não ser liberado a tempo pela CBF para jogar a Libertadores, pois a entidade folga para o Carnaval. Aí é que tá o amadorismo. Não pelo carnaval, afinal ninguém é de ferro, mas a CBF, dona do melhor futebol do mundo não conseguir regularizar um jogador para uma competição internacional por causa de carnaval? Há quanto tempo o Christian tá no Inter e o clube mandou a inscrição? Duas semanas? Já na Europa, no domingo o jogador joga por um clube e, se é vendido durante a semana, já está jogando no domingo seguinte. Aqui, parece que é um mês. Culpa da burocracia.
E a FIFA, que trata os sul-americanos como sei lá o quê, ainda não respondeu se ele pode jogar no sábado, contra o Guarany. É esperar pra ver.

Mas, quem seria seu substituto? Léo? Michel? O garoto Wellington? Luiz Adriano e Alexandre Pato estão descansando, merecidamente. Mas se depender dos amistosos, joga o Wellington. Mas eu prefiriria o Léo, ou até mesmo o Mártin, mas ele não tem entrosamento, e chegar do time B e ir logo pra titular é demais. Só pro Alexandre Pato.

quarta-feira, 7 de fevereiro de 2007

Escalações

Bem, uma discussão constante entre os colorados pode ser denominada como escalação. Por um lado é bom, por outro é ruim. Bom porque isso mostra que temos grupo, peças de reposição mesmo depois de tantas saídas e vendas. A única posição que deixa a desejar é a defesa, com exceção do lado direito. Hidalgo é uma incógnita. Rubens Cardoso, irregular, em um jogo joga muito bem e no outro compromete, ao contrário do "feijão com arroz" do Hidalgo. E na zaga pela esquerda, com a saída do Fabiano Eller, ficou a dúvida se o Rafael Santos já tem experiência para uma Libertadores. Mas acredito que do lado das pessoas certas ele deslancha, podem confiar. E o lado ruim (acharam que eu me esqueci? E esqueci, estou corrigindo o post) é que ainda não temos um time certo, muita coisa pra testar.

Mas voltando ao tema principal, hoje está clara na cabeça do Abel as seguintes escalações, com e sem machucados:

Sem os machucados (Ceará, Fernandão, Alexandre Pato, Vargas e Luiz Adriano)

Clemer

Granja
Índio
Rafael Santos
Hidalgo

Edinho
Wellington Monteiro
Adriano Gabiru
Alex

Iarley
Christian


Com os lesionados:


Clemer

Ceará
Índio
Rafael Santos
Hidalgo

Edinho
Wellington Monteiro
Fernandão
Alex

Iarley
Alexandre Pato

Lembrando que essa é a do Abel, a mesma do Mundial com excessão do Eller.

A minha atual (sem os machucados; e em uma linha pra não ocupar tanto espaço):

Clemer; Élder Granja, Índio, Rafael Santos e Hidalgo; Edinho, Wellington Monteiro, Adriano e Alex; Iarley e Christian.
Ou seja: atualmente concordo com o Abel.

Já a completa, seria um pouco diferente. Vou digitá-la para depois explicar.
Clemer; Ceará, Índio, Rafael Santos e Hidalgo; Edinho, Wellington Monteiro, Vargas e Alex; Fernandão e Alexandre Pato.

Quem lê isso pode pensar que eu quero o time na retranca. Não. Lembram-se do esquema da Libertadores 2006, com o Tinga atuando como 3º homem do meio-campo? Pronto, mas agora sem Tinga, vamos de Vargas. E essa função ele sabe fazer muito bem, como nos treinos.
Alex como companheiro de Tinga/Vargas. Fernandão como segundo atacante, livre pelo campo, sem ter que ficar plantado na área. Alexandre Pato como o Rafael Sóbis, matador e decisivo lá na frente. Um time equilibrado, compacto, firme na defesa e decisivo no ataque. Seria uma boa.
O único "problema" é o Iarley como reserva de luxo. Mas isso é o nosso grupo.

E você, qual a sua escalação?

Novo Blog!

Olá amigos colorados! Faço esse novo blog pra divulgar informações e opiniões sobre tudo o que acontece no nosso Colorado. Ele ainda está em desenvolvimento, mas eu garanto que quando eu puder ir para um computador irei postar todos os dias aqui. Afinal, é o "Diário Colorado"!


Sejam bem-vindos!